Rodoviários da empresa São João cruzam os braços e Feira amanhece sem parte dos ônibus circulando

Governo da Bahia investe mais de R$ 61 milhões em infraestrutura tecnológica da rede estadual de ensino
23 de outubro de 2021
Após roubo, PRF recupera veículo, apreende armas e prende assaltantes em Feira de Santana
23 de outubro de 2021

Motoristas e cobradores da empresa de ônibus São João cruzaram os braços na manhã deste sábado (23), em protesto contra o atraso do pagamento dos salários. Sem diálogo dos trabalhadores com a empresa de transporte público, não há previsão de quando o serviço deverá ser normalizado.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintrafs), Antônio Lima, cerca de 70 ônibus estão parados na garagem da empresa. No entanto, como aos finais de semana a frota é reduzida, apenas 39 veículos da São João deveriam estar nas ruas circulando. Já a empresa Rosa está circulando normalmente, com 38 ônibus da frota.

“Os trabalhadores cruzaram os braços por falta do pagamento dos salários. A empresa Rosa pagou ontem o vale dos trabalhadores por volta das 17h, mas a São João não tem prazo para pagar. Os trabalhadores queriam que o porta-voz da empresa, que é o gerente, aparecesse na garagem. Os trabalhadores vão ficar trabalhando sem salário? Hoje é sábado, dia de fazer uma feira, e ninguém tem dinheiro pra pagar os compromissos”, informou o diretor.

Ele afirmou ainda que o gerente da empresa São João foi ao sindicato na última quarta-feira (20), às 11 horas da manhã, avisar que não haveria pagamento.

“Então os trabalhadores cruzaram os braços, mas não apareceu o secretário de transporte, o gerente da empresa, ninguém. Está um abandono total na cidade sobre o transporte. E a empresa está usando os trabalhadores como massa de manobra para brigar com a prefeitura”, protestou o representante sindical.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Terminal Central fechado

Por conta da paralisação dos trabalhadores da empresa São João, o Terminal Central de Feira de Santana foi fechado.

Uma passageira, que se identificou como Ivone, chegou ao terminal por volta das 6h30. Ela informou que pretendia ir para a Avenida Artêmia Pires, no SIM, porém foi informada de que não teria ônibus da empresa São João.

Apenas a empresa Rosa está com os ônibus circulando. E os passageiros que aguardavam pelo transporte no Terminal Central foram avisados por funcionários de que deveriam se deslocar para o ponto do Nordestino, na Avenida Senhor dos Passos.

Em nota publicada em seu site, a Prefeitura de Feira informou que foi surpreendida com a paralisação dos ônibus da empresa São João e que a retenção dos veículos na garagem da empresa afeta o atendimento de usuários nos pontos de embarque e desembarque, bem como nos terminais Central e Sul, locais cobertos pela concessionária.

Ainda conforme a prefeitura, não houve aviso antecipado de greve pelo Sindicato – como determina a legislação – desobedecendo à determinação judicial que proíbe a paralisação do serviço essencial.

O governo municipal informou ainda que medidas administrativas legais estão sendo providenciadas pelo Governo Municipal através da Procuradoria e que fiscais da SMTT seguem orientando os passageiros.

O Sintrafs esclareceu, em nota enviada à imprensa, que a paralisação ocorrida no dia de hoje (23) na empresa São João não foi organizada pela entidade sindical.

Conforme o sindicato, a empresa de ônibus São João não pagou o adiantamento salarial com vencimento no dia 20 de outubro, e o Sintrafs tentou de todas as maneiras resolver a questão junto à diretoria da empresa, sem sucesso.

Hoje, em reunião na garagem da empresa, o sindicato informou à categoria que não existia previsão de pagamento, de acordo com os responsáveis pela empresa. Por essa razão, os trabalhadores decidiram paralisar a operação.

Com informações do repórter Ney Silva e da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.